Bíblia Diária

Você já leu a bíblia hoje?

http://www.bibliacatolica.com.br/

terça-feira, 10 de maio de 2011

DIZIMO


Esclarecimento sobre dizimo, realizado com o Coordenador da Pastoral do Dizimo, Jackson, onde a Reporter Dayane Ervencio, no dia 30/04/2011, efetuou varias perguntas que temos duvidas, para serem esclarecidas, nessa postagem. NÃO PERCAM

Quer saber tudo sobre o dizimo ?



Jackson:

Dizimo é doação, é o ato de devolução a Deus de tudo que ele nos deu. 

Faz parte do desenvolvimento da fé cristã, se tudo provem de Deus devemos devolver o que é dele por direito. 
No antigo testamento o dizimo é visto como doação de bens (divisão de bens). Podemos entender melhor esta citação na passagem de GENESES 14. 18-20.


“E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo.

E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra;
E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.


Já no novo testamento diz que o dizimo nada mais é do que a devolução de tudo que Deus nos deu , Jesus veio e nos mostrou que ele como filho de Deus entregou ao pai tudo o que ele tinha, pode entender melhor essa citação em ROMANOS 12. 4-8.

“Porque assim como o nosso corpo é formado de várias partes, e cada uma tem uma função própria, o mesmo acontece com o corpo de Cristo. Nós somos todos partes dele, e cada um de nós tem uma função diferente a executar. Por isso também precisamos uns dos outros, e uns aos outros nos pertencemos.
    Deus ofereceu a cada um a capacidade de fazer bem certas coisas. Assim se Deus vos deu a capacidade de expor os pensamentos de Deus, então façam-no de acordo com a vossa fé. E se a outros Deus deu a capacidade de servir de uma forma prática os seus semelhantes, que o façam num verdadeiro espírito de serviço. Se alguém tiver o dom de ensinar, que o faça com toda a dedicação. Se um outro tem o dom de exortar, que a sua pregação seja de molde realmente a encorajar. Se for uma pessoa com posses, reparta com liberalidade. Se Deus lhe deu a habilidade de governar, faça-o responsavelmente. “E se tiver o dom de ser bondoso para com os necessitados, deve fazê-lo com alegria.”



Não tem idade certa para se tornar um diziminsta, tudo depende do seu processo de crescimento na fé. Por exemplo: se uma criança da catequese já sente que deve entregar seu dizimo, se ela já sente que seu coração diz que esse ato é preciso, porque não deixar que ela se torne um dizimista?


Nós temos aqui na paróquia a pastoral do dizimo. Temos o atendimento aos dizimistas em todas as missas. 

Em nossa pastoral temos os zeladores que visitam os dizimistas, cujo objetivo é a integração dessas pessoas na comunidade, pois de nada adianta ela ser dizimista e não participar na paróquia queremos ver esse dizimista na igreja sim! Porque a nossa maior missão é Evangelizar e trazer mais vidas para Deus. 
A devolução (o dizimo) é realizada uma vez por mês, é depositada uma quantia em um envelope e depositado na caixa do ofertório. 
O certo seria que a própria pessoa depositasse sua oferta, mas o que vemos é que muitas vezes elas mandam sua oferta ( seu dizimo) por outras pessoas , ela deveria levar o seu dizimo e dizer ao senhor aqui esta senhor o meu dizimo que é dado de todo o meu coração. 
O dizimo deve ser entregue sempre, no caso todo o mês. Tudo que é arrecadado é enviado a diocese.
As vezes nossas doações podem ajudar as paróquias mais necessitadas da diocese , aqui na paróquia o dizimo é aplicado em despesas , manutenção e etc. 
A igreja não é como uma empresa que aplica o capital e espera ter retorno, e toda a nossa arrecadação são voltada para a maior evangelização.
Toda paróquia deve investir sempre na questão do dizimo , deve explicar para aqueles que não sabem o verdadeiro significado , queremos ter mais pessoas engajadas nesse propósito , por exemplo: toda a paróquia que tem dificuldade não há uma integração dos fiéis, por isso queremos ver mais pessoas engajadas na comunidade. 
Para mim não é satisfatório entregar meu dizimo, porque pra mim esse meu ato não é nem a metade do que devo dar a Deus, pois estou entregando a ele o que é dele por direito, devo entregar a ele também a minha vida e tudo o que sou. 
Para você que ainda não é dizimista, eu digo - 
Doar é um gesto de amor, e é também uma orientação da Sagrada escritura. 
Nossa igreja e feita de pessoas e seus dons, e da devolução que você da a Deus. Se Deus nos deu tudo com tanto amor é nosso dever devolver tudo a ele com o mesmo amor.


Padre Cristovam Lubel diz:


Contribuir com o dizimo é um ato de devolução a Deus, feito em espírito e fé. É entrega não só de dinheiro ou de bens e sim da própria vida, com suas alegrias e suas tristezas, decepções e esperanças, derrotas e vitórias. Sempre que oferecido com fé, o dizimo se torna um grande ato de amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário